Queria hoje falar sobre a pior parte da Esclerose Múltipla. Você pensa: Surtos? Injeções todo dia? Eu te digo a pior parte pra mim : A FADIGA.
Poucas pessoas tem noção do que realmente significa ter fadiga. Não é cansaço. É o pior tipo de cansaço que você pode sentir. Imagina como fica seu corpo se você carrega 200 quilos, subindo o Everest, pulando de um pé só. Imaginou? Então, imagina sentir isso sem ter feito NADA.
Eu tenho encarado esse inimigo de frente nas últimas semanas. Acordo, mesmo depois de 12 horas de sono, com a sensação de ter sido atropelada por um caminhão desgovernado.
Todas as metáforas são exageradas, eu sei. Mas eu não consigo explicar... é BIZARRO.
Cada pessoa portadora do mesmo diagnóstico sofre das mesmas limitações. O mais incrível é que não precisa estar em surto para ter esse sintoma. Mesmo nas remissões, a fadiga é absolutamente normal.
Essa semana, depois de muito bem em todos os sentidos, senti tanta fadiga num determinado dia, que ao cortar um pedaço de bife para a minha filha de 5 anos almoçar, precisei parar, respirar fundo e continuar. Era como se eu estivesse fazendo flexões.
Nesse dia bateu uma tristeza doída. Puxa, que saco (falei um palavrão, na verdade)! Que tipo de vida é essa? Viver cansada. Viver sendo julgada, porque a não ser que você tenha alguma doença que gere fadiga crônica, você NUNCA vai entender.
Eu mesma, antes do meu diagnóstico, quando sentia muito, muito, muito, cansaço mesmo sem ter feito nada para isso, achava que era qualquer coisa... desnutrição, anemia, sedentarismo. Até encosto eu achei que eu tinha. Pode rir, você que lê. Eu achei MESMO que tinha que ir num centro pra tirar um encosto e parar de cansar por qualquer coisa.
Hoje eu sei porque sinto tanto cansaço. Tento não me cobrar e os meus amigos e família também.
No mais, fora os dias que bate aquela tristezinha, vou levando, repousando sempre, não forçando a barra...
Vou fazendo como o querido carteiro Jaiminho, que frequentava a vila do nosso querido Chaves:
PROCURANDO EVITAR A FADIGA!!!
Aos amigos esclerosados como eu que lerem, aceito dicas de como atenuar a fadiga. Copaxone e Vitamina D não tem me ajudado muito.
Beijos,
Carol.
Ain Carolina, vc me representa! rsrs
ResponderExcluirSó a gente mesmo sabe o que é passar por isso e tantos mais da vida com E.M....
Vou conversar contigo pelo Face, pode ser? Vamos trocar figurinhas.
Gratidão.
=)
Carol, quando eu tomava só as 10.000 ui também sentia fadiga... depois que passei por consulta e minha dose subiu pra 60 mil, melhorei bastante! tenho amigos que também relataram o mesmo. Mas eu acho que é algo que nunca vai embora, mesmo com as altas doses.. ela vai nos visitar menos vezes, mas vai vir algum dia! E vem justo naqueles dias que vc não pode faltar um compromisso ou não tem 1 minuto pra descansar.
ResponderExcluirA dica é: se puder, faça uma pausa, deite, relaxe, cochile. Exercício físico pra mim foi muito bom, endorfina é sempre bem vinda.
Beijos